
Pequenos leitores: educação Infantil explora o mundo dos livros na Biblioteca Euclides da Cunha
- Dep. Comunicação / Elaine Beatriz
Os pequenos da Educação Infantil do Colégio Sete tiveram uma manhã de descobertas na Biblioteca Euclides da Cunha. Durante a visita, as crianças exploraram o espaço, ouviram uma encantadora contação de história: "O casamento da dona baratinha", e se encantaram com o universo dos livros. A experiência foi uma verdadeira viagem ao mundo da imaginação, promovendo o amor pela leitura e ampliando o repertório cultural dos nossos pequenos. Uma ação que reforça a importância da biblioteca como um espaço de aprendizado, criatividade e diversão.
SOBRE NOSSA BIBLIOTECA
Inaugurada no ano de 1966, a biblioteca do Colégio Sete de Setembro recebeu o nome de “Euclides da Cunha” em homenagem ao centenário do ilustre autor de “Os Sertões”, obra que retrata o nordeste brasileiro. Atualmente, possui um acervo bibliográfico voltado a todos os níveis de ensino com mais de 20 mil exemplares entre livros de literatura, livros didáticos e paradidáticos, multimeios e revistas.
Em um espaço confortável de 345 m2, estão disponíveis aos usuários diversos serviços administrativos, cabines individuais de estudo, ambiente de estudos em grupos, uma área exclusiva para crianças, além de um layout que privilegia o livre acesso ao acervo. Os serviços também contemplam o empréstimo, devolução, renovação e reserva de livros para todos os alunos da instituição, e ainda a pesquisa via internet através de terminais de computadores acessíveis aos usuários, sem esquecer do significativo papel social que ela cumpre, por ser um espaço aberto ao público externo. Já através da homepage do Colégio Sete, os alunos e demais visitantes podem realizar consultas ao acervo na página da biblioteca.
A Biblioteca Euclides da Cunha é mantida pelo Colégio Sete de Setembro, registrada no Instituto Nacional do Livro sob nº RM 11387/66, e subordinada diretamente à Direção Educacional da instituição. Sua missão é auxiliar no processo ensino-aprendizagem, incentivando os educandos ao hábito da leitura e da pesquisa.