Formulário de busca Buscar

FAZENDO A EDUCAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA

Paulo Afonso - Bahia

Positivo

Espaço Social realiza Projeto Handebol "Educando Pelo Esporte"

Daiany + FOTOS + FOTOS

Em 2013, entre as diversas atividades prestadas à comunidade de Paulo Afonso (BA) pelo Espaço Social Sete de Setembro, destaca-se o projeto Handebol - Educando Pelo Esporte. Com o apoio da Faculdade Sete de Setembro (FASETE), Prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o projeto faz parte das ações de responsabilidade social nutridas pelas instituições de ensino do Grupo Sete de Setembro.

Contemplando, inicialmente, 50 crianças entre 07 e 12 anos de idade, o projeto começou suas atividades na primeira semana do mês de maio buscando atender tanto alunos de instituições públicas de ensino do município, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como abrindo espaço também para a inclusão dos estudantes bolsistas do Colégio Sete de Setembro.

Complementar a uma ação educativa, estimulando a frequência e melhoria no rendimento escolar, as atividades vão além da prática esportiva e visam a inclusão social, formação humana e integral dos participantes, na perspectiva da oferta de oportunidades para que os beneficiários e suas famílias possam desenvolver suas competências.

“Tratando ainda da relação plural do esporte, entendemos que sozinho ele não é capaz de atuar plenamente na formação das pessoas, dessa maneira, torna-se fundamental a inserção de outras áreas do conhecimento humano de forma a compor a base estrutural dos envolvidos”, enfatizou Cristiane Moraes, coordenadora da iniciativa, que explicou também que para permanecer no projeto é preciso ter um bom desempenho e comportamento na escola.

A prática do handebol acontece na quadra do Centro Poliesportivo do Colégio Sete de Setembro, no turno matutino e vespertino, todas as segundas e quintas-feiras, com a coordenação do professor de Educação Física Allan Costa. Além disso, durante uma vez na semana as crianças do projeto contam com disciplinas extras, como Inclusão Digital e Formação Humana, que também acontecem no Espaço Social Sete de Setembro.

Segundo a Assistente Social Marijana Soares, outro diferencial do projeto serão as reuniões com as famílias dos alunos, momentos de integração que devem reforçar os vínculos entre família e escola ao promover palestras, oficinas e cursos de geração de renda para os pais das crianças atendidas pela iniciativa do Espaço Social Sete de Setembro.

E no "Educando Pelo Esporte" as crianças também contarão com momentos de lazer. Ao longo do projeto, três passeios estão previstos para acontecer nos pontos turísticos de Paulo Afonso, em Angiquinho (AL) e no Museu Arqueológico de Xingó (SE), propiciando mais cultura, integração e fortalecimento dos vínculos comunitários.

Enviar notícia Imprimir notícia Whatsapp