Formulário de busca Buscar

FAZENDO A EDUCAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA

Paulo Afonso - Bahia

Positivo

A produção de composto orgânico a partir da borra do café

Marcos Pinheiro - Comunicação + FOTOS + FOTOS

Baseada na necessidade de criar nos alunos o hábito e a consciência ambiental, as aulas de Geografia do professor Efésio Salgado, realizadas com as turmas do 8º ano do Colégio Sete de Setembro, mostraram que alguns resíduos muito comuns em nossa rotina não precisam ter como destino final o lixo. Um exemplo disso, a borra daquele cafezinho esperto.

Já pensou que a borra do café pode se transformar em adubo? Foi o que os estudantes aprenderam. Além de demonstrar o descarte corretamente dos resíduos, reaproveitando-os, a atividade possibilitou ainda a fertilização do solo em pequenos espaços, já que o composto orgânico passou a ser utilizado pelos alunos no próprio jardim do colégio.

Para quem também quer aprender, o professor explica o processo de produção: "A borra de café é misturada com água, na proporção de 100g de borra para dois litros de água. A solução fica descansando por no mínimo uma semana e, a cada dois dias, deve ser aberta a garrafa para liberação do gás formado a partir da fermentação do café. Após esse período basta coar e o composto está pronto para utilizar nas plantas a cada dois dias".

Enviar notícia Imprimir notícia Whatsapp