Formulário de busca Buscar

Positivo

Painel de Profissões: Fisioterapia

ASCOM com informações guiadacarreira.com.br

Fisioterapia é uma das áreas da saúde e a graduação neste curso é do tipo bacharelado, com duração entre 4 e 5 anos. A profissão é regulamentada pela Lei 8.856, de 1º de março de 1994.

O fisioterapeuta realiza diagnósticos e trata distúrbios relacionados ao movimento do corpo humano. Por exemplo, este profissional é capaz de reabilitar uma pessoa acidentada até que ela volte a andar, ou ajudar uma criança com paralisia cerebral a ampliar seus movimentos. O profissional de fisioterapia apoia seus pacientes no processo de prevenir, aperfeiçoar ou reabilitar a capacidade física e funcional.

Nos primeiros semestres do curso de Fisioterapia o estudante terá contato com as disciplinas que formam a base da profissão, como Anatomia, Biologia, Saúde Pública e Fisiologia. Ao longo da graduação, diversas disciplinas preparam o estudante para atuar nas diferentes áreas da Fisioterapia: Pediatria, Geriatria, Ginecologia Obstetrícia, Cardiologia, Neurologia e Pneumologia.

Durante a faculdade, o estágio é obrigatório. Após a conclusão do curso, para poder exercer a profissão de fisioterapeuta, é preciso registrar-se junto ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO).

Perfil do profissional

Um dos principais requisitos para quem se forma no curso de Fisioterapia é gostar de lidar com pessoas, pois o contato humano é um dos fundamentos desta profissão. Seu público pode ser de crianças, adultos e idosos, com as mais diferentes necessidades.

O profissional deve ter conhecimento técnico e desenvolver a sensibilidade para identificar os distúrbios do movimento de seu paciente, indicar o tratamento adequado e acompanhar seu progresso.

Além das ações de prevenção e proteção dos pacientes, o fisioterapeuta estará, muitas vezes, envolvido em ações de reabilitação. Estas requerem do profissional paciência e perseverança, pois nem sempre os resultados são rápidos. Por isso, é preciso saber lidar com a ansiedade e as expectativas dos pacientes.

Mercado de trabalho

Para quem se forma em Fisioterapia, as oportunidades de trabalho podem estar nas cidades de médio e pequeno porte, que ainda não contam com um grande número de profissionais. As áreas de atuação consideradas tradicionais são a Fisioterapia Respiratória, Ortopédica e Neurológica.

O mercado também se mostra promissor para os profissionais que, depois de formados, fazem uma especialização. Atualmente, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconhece as seguintes especialidades:

• Acupuntura
• Fisioterapia Aquática
• Fisioterapia Dermatofuncional
• Fisioterapia Esportiva
• Fisioterapia do Trabalho
• Fisioterapia Neurofuncional
• Fisioterapia em Oncologia
• Fisioterapia Respiratória
• Fisioterapia Traumato-Ortopédica
• Fisioterapia em Osteopatia
• Fisioterapia em Quiropraxia
• Fisioterapia em Saúde da Mulher
• Fisioterapia em Terapia Intensiva

Nos últimos anos, um dos mercados de maior crescimento é o da Fisioterapia Dermatofuncional. Além disso, o profissional pode encontrar trabalhos em unidades de tratamento intensivo (UTI’s) de hospitais, postos de saúde, centros de reabilitação, clínicas e terapias domiciliares. Na área esportiva, as oportunidades podem estar em clubes profissionais, escolas e academias de ginástica.

Quanto ganha um fisioterapeuta?

A jornada de trabalho dos do fisioterapeuta é de, no máximo, 30 horas semanais. O piso salarial dos fisioterapeutas é definido pelos sindicatos da categoria em cada estado brasileiro sendo que em muitos deles o salário mínimo profissional é fixado em torno de R$ 2.300.

Existe um projeto de lei (PL 5979/2009) em tramitação para aumentar o piso salarial dos fisioterapeutas, fixando-o em R$ 4.650 mensais.

Confira a média salarial para alguns cargos de fisioterapia:

• Estagiário de Fisioterapia: R$ 802
• Fisioterapeuta: R$ 2.050
• Fisioterapeuta Dermatofuncional: R$ 1.934
• Fisioterapeuta do Trabalho: R$ 2.431
• Fisioterapeuta Esportivo: R$ 1.773
• Fisioterapeuta Home Care: R$ 1.753
• Fisioterapeuta Neurofuncional: R$ 1.690
• Fisioterapeuta Respiratório: R$ 2.145
• Fisioterapeuta RPG: R$ 1.804
• Fisioterapeuta Hospitalar: R$ 2.198

Para fisioterapeutas que trabalham como autônomos, existe uma tabela de referência divulgada pelo COFFITO, estabelecendo os valores mínimos a serem praticados para diversos serviços de fisioterapia. Seguem alguns exemplos: