Formulário de busca Buscar

Positivo

Pelo segundo ano consecutivo, Sete recebe selo 'Escola Digital Segura'

Kátea Barros/Coordenação Geral

O Colégio Sete de Setembro tem a alegria de comunicar a toda comunidade pauloafonsina que pelo segundo ano consecutivo (2014 e 2015) conquistou a certificação “Escola Digital Segura”, proposta para todas as instituições educacionais interessadas em aplicar as melhores práticas pedagógicas no uso das novas tecnologias e governança de Tecnologia de Informação, de acordo com as leis brasileiras.

A iniciativa do Colégio Sete é pioneira na nossa cidade e nas cidades do entorno, esse trabalho visa um processo informativo e orientativo de alunos, pais e professores. Somos uma escola tecnológica e responsável com o uso dos recursos utilizados, promovendo o conhecimento por meio de uma metodologia inovadora.

O Instituto iStart, órgão reconhecido nacionalmente e também por outros países, realiza esse trabalho em todo território nacional abrangendo em média 450 escolas localizadas em todas as regiões do país e disseminando conhecimento sobre Ética e Segurança Digital, através de variadas ações. Um dos destaques dessa atuação é a certificação “Escola Digital Segura”, criada para apoiar as “Instituições de Ensino no uso ético, seguro, saudável e legal dos recursos tecnológicos, dentro e fora da sala de aula”.

Esse processo capacita continuamente as escolas vinculadas e oferece apoio às campanhas educativas e a atualização da documentação escolar. Das escolas participantes, mais de cinquenta instituições já obtiveram o certificado. Nesse contexto, o Colégio Sete de Setembro, participou durante os anos de 2014 e 2015 destacando-se por conseguir os quatros selos nas duas participações e, por isso, já faz parte do pequeno grupo das 22 escolas diferenciadas, conforme publicado no site http://www.familiamaissegura.com.br/certifique-sua-escola/

Para melhor entendimento do que significa essas ações, já foram realizadas palestras com professores, colaboradores e pais, campanhas com estudantes e inserção desse conteúdo em disciplinas curriculares. Os temas principais que já foram trabalhados envolvem: Segurança Digital, Cuidados com a Identidade Digital, Postura Ética e Segura no Uso das Redes Sociais, Responsabilidade com a Imagem e a Reputação, Comunicação e Expressão de Maneira Segura, Respeito aos Direitos Autorais e, atualmente, já estamos trabalhando na campanha da nova Lei do Bullying e Ciberbullying.

Na opinião da Dra. Patricia Peck Pinheiro, idealizadora do Instituto iStart, a Certificação “Escola Digital Segura” foi pensada justamente para favorecer a maior adoção de recursos educacionais tecnológicos, mas na medida certa, adequados às idades dos alunos, de acordo com a proposta pedagógica, atendendo ao propósito educativo, alinhado com o plano de ensino, aumentando assim tanto a proteção da Instituição de Ensino como de toda a comunidade escolar (alunos, professores, familiares, funcionários). (http://www.familiamaissegura.com.br/certifique-sua-escola/ . Consultado em 18/07/2016, às 9h e 49min).

De acordo com a fonte acima citada veja como ocorre a progressão dos selos:

Conluindo, é importante ressaltar que todos os que compõem o Colégio Sete de Setembro sentem-se honrados em compartilhar os bons resultados de um trabalho sério e qualificado. Oportunamente, agradecemos a toda comunidade escolar pelo envolvimento, respeito e confiança nos serviços prestados por essa organização.

Enviar notícia Imprimir notícia Whatsapp