Colégio Sete de Setembro

Busca Contato Menu
Formulário de busca
» Portal Acadêmico » Matrículas 2018
Geral

Como avaliar a proposta pedagógica de uma escola?

Marcos Pinheiro - Comunicação

Chegamos a um período bastante decisivo para muitas famílias: “Qual escola devo matricular o meu filho?”. Antes de tomar qualquer decisão, é importante ter consciência, como primeiro passo, que o seu bolso, o aspecto financeiro, não deve ser a prioridade nessa escolha. Muita pesquisa, visitas para conhecer de perto os espaços, análise da proposta pedagógica e estar aberto às novidades que as escolas têm a ofertar são atitudes que irão ajudar bastante nesse processo de busca.

Conhecer a proposta pedagógica é um requisito que, sem dúvida, não pode ficar de fora do seu check list durante a escolha, principalmente por ser ela a responsável por construir a identidade da escola. Saber como a instituição de ensino norteia os seus projetos é algo que lhe dá base para avaliar, por exemplo, se as diretrizes pedagógicas e os valores da escola estão alinhados com os princípios da sua família. 

Tomada as primeiras ações, observe também em que perfil de estudante se encaixa o seu filho. Reflita: a maneira em que ele encara a rotina escolar, interage nos ambientes de aprendizagem e que se dispõe à proposta pedagógica da escola fará ele se sentir à vontade para desenvolver suas potencialidades naquela tão desejada infraestrutura? 


Além da proposta pedagógica, quando visitar a escola de interesse, atente-se a sete pontos:


01 - O colégio “vai além”? 

Além de oferecer um ensino de excelência, tecnológico e seguro, a escola do seu filho deve proporcionar um saber essencial de vida, desenvolvendo-o, sobretudo, o engajamento social, a autonomia, a proatividade e a tomada de decisões.

Um fator que elava a qualidade da instituição é a sua disponibilidade em oferecer condições para a inclusão de alunos com necessidades especiais, o que favorece um ambiente de respeito à diversidade e, ainda, de estimulo às potencialidades de cada aluno.

Escolher uma nova escola para o seu filho é pensar que ali ele encontrará não só o suporte para que avance de nível de ensino, mas, também, as condições necessárias que ampliam suas possibilidades de ingresso ao ensino superior. Verifique se a instituição investe em programas e projetos complementares à grade curricular, já inclusos na mensalidade, como por exemplo, o ensino da língua estrangeira em formato de cursinho. 

Outra dica: observe se a escola, empresarialmente, faz parte da mesma rede de uma instituição de ensino superior - isso pode lhe render condições financeiras especiais para a formação profissional do seu filho.


02 - Esteja disposto a também aprender com o seu filho 

O uso da tecnologia aparece cada vez mais como um forte aliado no processo de ensino. Mas não basta apenas colocar o aluno na frente do computador ou de um dispositivo móvel. Por isso, é importante saber como a escola inclui em sua proposta pedagógica os materiais complementares disponíveis virtualmente, bem como as plataformas de avaliação do conhecimento. 

No entanto, para que o aluno possa usufruir dos recursos tecnológicos, é necessário que você, pai, esteja também aberto ao novo. Não tem muita habilidade com os recursos digitais?  Atualize-se! Aproveite para aprender mais acompanhando as atividades do seu filho. Além de enriquecer os laços entre família, aluno e escola, pode ser uma ótima e divertida oportunidade de favorecer a troca de conhecimento entre gerações.


03 - Infraestrutura 

A infraestrutura de uma escola para ser bem avaliada deve ter seus espaços somados a uma proposta pedagógica clara, eficientes esforços humanos e tecnológicos, tendo como resultados principais uma maior segurança e bem-estar em prol do conhecimento. 

Não devem faltar ambientes para o crescimento intelectual e desenvolvimento do seu filho. Salas multimídia, laboratórios, biblioteca, parquinho, área verde e centro poliesportivo demonstram muito o quanto a escola se preocupa em enriquecer suas atividades, proporcionando um aprender consistente.


04 - Acompanhamento da rotina escolar

Saiba se a escola desejada conta com um portal educacional, que nada mais é do que um ambiente virtual que facilita a aprendizagem e organiza a rotina escolar do aluno, aprimorando ainda a comunicação dos professores com os estudantes.

Entre as vantagens de ter uma plataforma como esta é ter uma rede social exclusiva, que agrega a comunidade escolar. É mais uma maneira de ter a escola com você, e na palma da mão. 

Com o portal educacional, é possível ter ele no seu smartphone, como um aplicativo, permitindo acompanhar com mais precisão o desenvolvimento do seu filho nas atividades.


05 - Atividades extracurriculares 

Aproveite para usufruir dos serviços adicionais que a escola oferece. Pode ser mais vantajoso, por exemplo, colocar seu filho nas aulas de judô da própria escola, do que pagar por esse serviço em outro espaço. 

Consulte também o calendário fixo de eventos da instituição. Ele lhe dirá o quanto seu filho poderá se envolver em projetos e ações dentro e fora da escola, seja nas artes, nos esportes ou em desafios de conhecimento. 

Já parou para ver quantas grandes personalidades, que hoje ganham destaque na mídia, tiveram seus talentos desenvolvidos e descobertos ainda na escola? Queira uma escola que estimule seus alunos a irem além.


06 - Formação e qualificação dos profissionais

A competência das pessoas que representam a instituição é fundamental. Seja no âmbito administrativo ou acadêmico, a formação continuada que a escola oferece a seus colaboradores reflete nos serviços oferecidos aos alunos. 

Conheça e converse com os profissionais. Na gestão de atividades, a coordenação de setores deve ser exercida por graduados, especialistas ou mestres que, junto as suas equipes, reúnem experiências necessárias que elevam a qualidade da proposta pedagógica da escola.


07 - Consulte outros pais 

Depois de visitar a escola, atentar para todas essas dicas, avaliar a melhor proposta pedagógica para o seu filho e tirar suas dúvidas, converse também com os pais que já têm filhos matriculados na instituição. Eles, que já estão acostumados com a metodologia da escola e já estão inseridos na rotina, são a melhor ferramenta para atestar a eficácia do ensino e a aprendizagem expressiva.


Quer conhecer de perto todos os detalhes destas dicas? A equipe de profissionais do Colégio Sete de Setembro está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas. Para receber mais informações acerca da melhor educação para o seu filho, clique aqui e cadastre-se agora.

Mais notícias