Colégio Sete de Setembro

Busca Contato Menu
Formulário de busca
» Portal Acadêmico » Matrículas 2018

Apresentação de telejornal revisa conteúdo de História

Dorisvan Lira - Comunicação + FOTOS

Como seria um telejornal ambientado no Brasil Imperial, no qual Dom Pedro I e a Princesa Isabel eram alguns dos ícones da época? Sem dúvidas, seria divertido e cheio de conhecimento! Foi assim que as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Sete aprenderam mais sobre esse momento importante do nosso país.

A atividade envolveu várias áreas do conhecimento. Além de mostrar que tinham domínio no que aprenderam nas aulas teóricas de História, com o professor Edmário Vicente, os estudantes demonstraram também conhecimentos de Filosofia (professora Joelma Marcelino) e de Português (professora Cristiane Lourenço).

E funcionou assim.... As turmas abordaram a história do Brasil imperial por meio de um telejornal, no qual os “apresentadores” chamavam matérias relacionadas ao século XIX.

Na previsão do tempo, por exemplo, os alunos usaram o mapa político do século XIX; nos comerciais, mostraram os produtos que eram consumidos naqueles tempos; e uma entrevista feita com D. Pedro I e a Princesa Isabel. Isso é ou não é aprender com ludicidade?

“Uma das principais propostas foi esta, de trabalhar os conhecimentos adquiridos nas várias disciplinas. Assim, os alunos realizaram as funções de acordo com suas aptidões e habilidades, divididos em redatores, criação de comercias, apresentadores e organização”, comentou o professor Edmário, idealizador do projeto.