Colégio Sete de Setembro

» Portal Acadêmico » Matrículas 2018

Doutora em Letras ministra palestra para o 'Terceirão'

Natália Cleuber/ASCOM + FOTOS

A professora de Língua Portuguesa do Colégio Sete, Wilma Cléa, viabilizou aos alunos das turmas do 3º ano do Ensino Médio+ uma palestra da Profª. Dra. Paula Cristina Ribeiro da Rocha sobre a obra “O primo Basílio”, de Eça Queirós.

Paula iniciou sua fala fazendo uma leitura dos Romances românticos para, assim, estabelecer um paralelo com o Romance realista e, logo após, passeou pelo universo fantástico do livro “O primo Basílio”.

“Ela analisou o perfil dos personagens da obra e seus posicionamentos na sociedade de Lisboa no fim do século XIX, bem como mostrou os aspectos sociais e culturais vigentes na época, destacando as virtudes e defeitos daquela sociedade”, explicou Wilma sobre a palestra.

Ainda de acordo com Wilma, a explanação da professora Paula fez com que os alunos tivessem um olhar muito mais crítico acerca da obra e, principalmente - “Eles conseguiram estabelecer, com excelência, os parâmetros de diferença entre o Romance romântico e o Romance realista”, disse.

A professora doutora também destacou a crítica feita ao livro pelo contemporâneo de Eça, e também escritor realista, Machado de Assis.