Colégio Sete de Setembro

» Portal Acadêmico » Matrículas 2017

Trilha Geográfica: formações areníticas na Serra do Umbuzeiro

Marcos Pinheiro/ASCOM + FOTOS

Um dos cenários mais encantadores de Paulo Afonso (BA), a Serra do Umbuzeiro - localizada no Povoado Riacho, se transformou em uma grande sala de aula para as turmas do 7º ano do Colégio Sete de Setembro. Em campo, os professores Regís Lima, Ana Carina e Alan Lopes puderam associar os conceitos de Geografia e Ciências, antes visto pelos alunos apenas nos livros.

Com o apoio ainda dos professores Aline Figueirêdo, Andreia Carmo, Edmário Vicente e Flávio Marques, a atividade extraclasse teve entre os seus objetivos valorizar e conhecer o ambiente natural da região. Além dos fatores ambientais, na aula de campo os estudantes também observaram os aspectos históricos e culturais da Serra do Umbuzeiro, registrando tudo em relatório.

“Durante 3 horas e 30 minutos de trilha, os alunos puderam observar espécies vegetais do bioma caatinga; ação do intemperismo químico e físico, responsável pela erosão da rocha arenítica que forma o lugar; características de planalto, planícies, depressões e tipos de rocha”, explicou o professor Regís.