Colégio Sete de Setembro

» Portal Acadêmico

Painel de Profissões: Relações Internacionais

ASCOM/Com informações guiadacarreira.com.br

O curso superior em Relações Internacionais possui a habilitação em bacharelado e tem duração média de quatro anos. Pode ser encontrado nas modalidades de ensino a distância e presencial.

O profissional formado em Relações Internacionais estuda e analisa as nações e suas relações. Além disso, ele promove e contribui para que diferentes países possam se relacionar de maneira construtiva. O motivo dessa relação pode ser comercial, político, econômico, para estabelecer acordos bilaterais ou multilaterais, entre outros.

Dessa maneira, o profissional em Relações Internacionais contribui para que órgãos ou setores políticos do nosso país possam se relacionar com outras nações, de diferentes países.

Perfil do profissional formado em Relações Internacionais

Quando falamos em Relações Internacionais, é comum pensar em um profissional tendo que lidar com pessoas e governos de outros países. Por isso, ter facilidade com idiomas é fundamental nessa profissão. Além de ter domínio do correto Português, ter domínio da Língua Inglesa e da Língua Espanhola é essencial. Para quem deseja se destacar no mercado de trabalho, dominar outros idiomas, como Mandarim, contribui para o seu crescimento e o aumento do seu campo de atuação.

Interesse em Economia, Política, Direito e História é muito importante para esse profissional, pois somente com esse conhecimento ele conseguirá compreender as características da nação com a qual pretende se relacionar.

Tolerância cultural e empatia por outros povos é outro fator importante. É preciso ter a mente aberta, e não ser influenciado por conceitos pré-estabelecidos. O profissional em Relações Internacionais precisa compreender e respeitar culturas diferentes da sua.

Mercado de trabalho para quem faz Relações Internacionais

Os órgãos governamentais são os setores da economia que mais contratam o profissional em Relações Internacionais. Empresas multinacionais também contratam profissionais em Relações Internacionais, uma vez que a equipe de negócios da empresa precisa estar capacitada a negociar com empresas e empresários de diferentes nações e culturas. As empresas que mais contratam esse profissional são bancos, câmaras de comércio e associações internacionais.

O mercado de trabalho para esse profissional apresenta ótimas oportunidades de emprego. Os maiores centros de contratação estão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, mas as demais capitais do país também necessitam desse profissional.

O profissional em Relações Internacionais também pode atuar como diplomata fora do país, trabalhando em embaixadas, consulados e ONG's.

O curso também conta com atividades práticas, onde os alunos precisam simular negociações políticas, negociações comerciais, empresariais e diplomáticas. Para isso, os alunos também precisam absorver conhecimentos em Estatística, Filosofia, Psicologia e Geografia.

Quanto ganha um profissional graduado em Relações Internacionais?

Ganho inicial (média mensal): R$ 1,2 mil a R$ 1,8 mil.
Ganho escalão intermediário (média mensal): R$ 8 mil a R$ 10 mil.
Ganho no auge (média mensal): Acima de R$ 20 mil.

Algumas Universidades no Nordeste que ofertam o Curso de Relações Internacionais:

Centro Universitário Jorge Amado – BA

Centro Universitário Internacional – BA