Colégio Sete de Setembro

Busca Contato Menu
Formulário de busca
» Portal Acadêmico

A Arte como ferramenta de aprendizagem

Natália Cleuber/ASCOM + FOTOS

Andréia Carmo é professora de Artes do Colégio Sete de Setembro e dá aulas para as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ela sempre busca aproximar os conteúdos estudados em sala de forma prática e quem ganha com essa iniciativa são os próprios alunos, que têm a oportunidade de descobrir quais os seus talentos artísticos.

Os resultados são atividades pra lá de interessantes. Por exemplo, durante o IV bimestre letivo de 2016, os alunos do 7º ano estudaram a história do circo e realizaram um espetáculo no auditório do colégio, o qual surpreendeu professores e colegas de outr as turmas.

As turmas do 9º ano fizeram a releitura de obras como o Auto da Compadecida, Romeu e Julieta e Lisbela e o Prisioneira para produzirem seus próprios filmes em curta metragem. Para as filmagens, os alunos foram a povoados, a praças e a bairros da cidade.

Os do 8º anos encenaram sobre os movimentos musicais brasileiros: Bossa Nova, MPB com os anos de Chumbo (Ditadura Militar) e Tropicália. “Divididos em equipes, eles trabalham as diversas funções dentro do teatro: ator, diretor, sonoplasta, coreógrafo, cenógrafo, figurinistas, etc..”, explicou Andréia, afirmando que, dessa forma, os alunos têm uma noção macro de como realizar um espetáculo teatral.

Já a Mímica foi objeto de estudo para as turmas do 6º ano. Baseados nos atores dessa área, os alunos maquiaram-se e fizeram a intervenção “Os Sombras” durante o intervalo das aulas.

Andréia lembra que, na maioria das atividades desenvolvidas por ela, há a parceria com os professores de outras matérias, o que aprimora, ainda mais, o aprendizado interdisciplinar dos alunos