Colégio Sete de Setembro

» Portal Acadêmico » Matrículas 2017

Projeto ‘Nossos Índios’ permitiu que alunos visitassem tribo indígena

Natália Cleuber/ASCOM + FOTOS

Durante o III Bimestre, os alunos do 4º ano do Fundamental estudaram sobre a cultura indígena para reconhecer o que foi herdado desse povo. Após pesquisas sobre os hábitos diários dos índios, como vestimentas, moradia, culinária e brincadeiras; os alunos confeccionaram cartazes e criaram um mural.

“Quando eles estudaram sobre as brincadeiras, aproveitamos para leva-los ao campo de areia do Colégio para pôr em prática a pesquisa. Foi uma ótima ideia. Eles se divertiram bastante”, disse a professora Cléa Bernardo.

Mas, com certeza, o dia mais aguardado por eles foi o da visita à aldeia indígena Truka Tupã, situada na área rural de Paulo Afonso. Lá, eles foram recebidos pela Cacica Neide, que os levou à oca onde há as celebrações da tribo. No mesmo local, os alunos viram algumas artes indígenas, em seguida, viram as moradias, as plantações orgânicas, o poço artesiano, conheceram a escola da aldeia, a fábrica de tijolos ecológicos e a futura cozinha comunitária.

Eles tiveram a oportunidade de fazer perguntas à Cacica e à professora da Tribo, Lana Tuxá. Curiosos, os alunos perguntavam sobre como se dá a escolarização dos pequenos índios e sobre o uso de tecnologias na tribo, como celulares, TV, computadores e tablets.

“A atividade possibilitou aos alunos conhecerem um pouco mais sobre as tribos indígenas e perceber as semelhanças e diferenças desse povo com relação ao nosso. Nossos alunos ficaram impressionados com a fato assíduo do uso da tecnologia por parte dos índios”, concluiu Cléa.