Colégio Sete de Setembro

Busca Contato Menu
Formulário de busca
» Portal Acadêmico

Em oficina, alunos estudam e se divertem ao construírem Sistema Solar

Marcos Pinheiro - ASCOM + FOTOS

Não há maneira melhor para aprender do que colocar os conhecimentos em prática, e se a diversão acompanhar os estudos, aí, sim, a combinação preferida dos alunos está formada. Essa vivência prazerosa, as turmas do 6º ano puderam curtir durante o conteúdo referente ao Sistema Solar, visto nas aulas de Geografia e Ciências, comandadas pelos professores Regís Lima e Maria Leila, respectivamente.

As pesquisas, estudos e discussões acerca do assunto, proporcionaram aos alunos a compreensão quanto a constante expansão do universo e o real movimento que os planetas fazem acompanhando o Sol. Segundo o professor Regís, esse entendimento sobre a organização do Sistema Solar foi o primeiro passo para que todos colocassem a mão na massa e confeccionassem os planetas.

Com bolas de isopor, pincéis e tintas nas mãos, os estudantes foram orientados sobre coloração, textura e tamanho dos astros do Sistema Solar. Ainda nessa dinâmica, as turmas conheceram os planetas Telúricos (rochosos - mais distantes do Sol), bem como os Jovianos (gasosos - mais distantes do Sol). Uma apresentação na sala multimídia, com neon e luz negra, finalizou o projeto. Sobrou animação.

“Nosso objetivo principal foi estimular os estudos sobre Astronomia a partir da observação do Sistema Solar, como uma ciência encantadora e integrada, para isso, foi fundamental promover essa comunicação entre as áreas do conhecimento. Durante todo o projeto, foi trabalhado com os alunos a identificação dos astros e a explicação sobre a importância de cada um deles no universo”, concluiu a professora Leila.