Formulário de busca Buscar

Colégio Sete de Setembro - Paulo Afonso - BA

DESDE 1964
FAZENDO A EDUCAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA

Paulo Afonso - Bahia

Positivo
Geral

Tecnologia na Educação: Como as novas tecnologias facilitam a aprendizagem do seu filho

Marcos Pinheiro - Comunicação

Usar ou não a tecnologia na educação já não é uma questão de escolha, mas, sim, uma atualização natural de um mundo digital e de gerações cada vez mais conectadas. Estar atento se a escola do seu filho segue esse princípio é importante para garantir que o desenvolvimento do aluno esteja integrado ao seu tempo, favorecendo competências digitais necessárias para as demandas da nova sociedade.

 

Tecnologia na educação não é só equipamentos modernos

Dispor apenas de uma infraestrutura e equipamentos digitais nos ambientes de aprendizagem não faz da escola uma instituição comprometida com a tecnologia na educação. Não é interessante que o aluno seja levado ao laboratório de informática, por exemplo, e fique navegando sem um propósito pedagógico.

Na hora de optar por uma escola para o seu filho e ponderar os aspectos tecnológicos, tenha sempre as seguintes perguntas em mente:

- “Em quais dinâmicas de tecnologia o meu filho estará inserido na escola?”;
- “Além do uso recreativo do universo digital que o meu filho tem em casa, o que ele aprenderá de diferente que em casa sozinho ele não aprenderia?”;
- “Com o que é proporcionado de tecnologia pela escola, o que a família também pode usufruir a fim de colaborar para o seu desenvolvimento educacional?”. 

Estas aí são perguntas facilmente respondidas por instituições que possuem a consciência muito bem clara e consistente da tecnologia na educação. Não só no papel, em sua proposta pedagógica, mas principalmente na prática, através dos seus projetos. 

Para o Colégio Sete de Setembro, localizado no município de Paulo Afonso (BA), tudo isso significa ter recursos que estimulem uma nova dinâmica de aprendizagem cada vez mais atrativa; inserir os pais no contexto digital; e ser uma escola referência na região quando o assunto é segurança e ética digital.

Vale reforçar que o digital não substitui as relações pessoais, ele deve ser um agente agregador e que provoque a produção colaborativa do conhecimento entre professores e alunos. O convívio em sala de aula e com familiares são a base do maior aprendizado e isso não será deixado de lado. A tecnologia na educação está aí para otimizar o processo de ensino, ela é mais uma ferramenta, cada vez mais essencial, assim como a lousa, o caderno e os livros.

 

Sempre um jeito novo de aprender

Instituições que investem em sistema de ensino, como o Colégio Sete de Setembro e a sua parceria com a Editora Positivo, propiciam aos alunos um conjunto de tecnologias educacionais que reúnem rede social exclusiva, conteúdos, avaliações, aplicativos e projetos colaborativos. Um exemplo desses recursos utilizados pelos alunos do Sete é o Aprimora, uma plataforma difundida entre os níveis de ensino. 

De caráter adaptativo, o Aprimora funciona assim: conforme o desempenho do aluno, a plataforma apresenta novas questões de maior ou menor complexidade. Ao identificar a dificuldade do estudante, o Aprimora lança recursos de apoio que o ajudam a tirar dúvidas, respeitando o seu ritmo de aprendizagem e possibilitando que ele saiba em que precisa melhorar.

Com a plataforma, no Ensino Fundamental são trabalhados conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, baseados no Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e nas habilidades avaliadas na Prova Brasil. Já no Ensino Médio+, para apoiar os alunos em sua jornada até a universidade, o Aprimora ajuda a desenvolver as competências e habilidades exigidas no ENEM.

“Tecnologia na educação é isso. A intervenção que fazemos, para melhoria da aprendizagem, torna-se mais eficiente diante de todos os dados gerados pela plataforma, levando-nos para as análises dos desempenhos individuais, por turma e entre colégios que também utilizam este mesmo ambiente virtual”, ressaltou Flávio Marques, professor de Matemática do Colégio Sete de Setembro.


A Positivo Tecnologia Educacional, em publicação para o seu site, reuniu oito motivos, entre benefícios, vantagens e curiosidades sobre o uso da tecnologia na educação. Acompanhe:

1. Aprimorar a qualidade da educação: proporcionando novos caminhos para o ensino e aprendizagem, além de novas metodologias, formando educadores e os ajudando a descobrir estratégias inovadoras para o aperfeiçoamento do processo educacional.

2. Ajudar a elevar os índices de desenvolvimento da educação básica: para que, em 2022, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), oferecida nas escolas públicas brasileiras, alcance a meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC) de 6,0.

3. Tornar as aulas mais atraentes e inovadoras: ampliando possibilidades para alunos e para professores e transformando a aprendizagem, tornando-a mais motivadora e significativa.

4. Contribuir para a diminuição das reprovações e da evasão escolar: auxiliando os alunos com facilidades ou dificuldades de aprendizagem através da educação personalizada, e despertando o interesse deles para os estudos.

5. Aumentar a integração e o diálogo entre alunos e professores: incentivando a autoconfiança, afetividade, autonomia e socialização entre docentes e discentes.

6. Auxiliar na melhoria do desempenho dos alunos: ampliando a sala de aula para fora do horário e do ambiente escolar, e melhorando, inclusive, a produtividade na lição de casa.

7. Estimular alunos a aprenderem e a ensinarem: aumentando, também, o diálogo com a família, em casa, sobre os assuntos vistos em aula.

8. Despertar a curiosidade e as novas descobertas: estimulando novas experiências através da cultura digital, construindo novas competências e contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.


Não deixe de se manter informado sobre estas e outras novidades da tecnologia na educação, além dos investimentos do Colégio Sete de Setembro nesse campo. Para não perder nada e entender mais do universo digital a favor das dinâmicas pedagógicas, cadastre-se aqui

Enviar notícia Imprimir notícia Whatsapp

Mais notícias

Mural Sou parte dessa história

Seja aluno, pai, professor, colaborador... Cada um deixa sua parcela de contribuição para o brilho dessa história. Este é o espaço para compartilhar e relembrar os momentos vividos no Colégio Sete de Setembro.

Enviar foto Veja +
Atendimento Online
CERSPA Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso. Entidade mantenedora do Colégio Sete de Setembro e Espaço Social. Espaço Social Investimento socioeducacional do grupo de ensino Sete de Setembro FASETE Faculdade Sete de Setembro. Instituição de Ensino Superior privada de Paulo Afonso - Bahia.